Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

“Horários reduzem descanso dos polícias”

Subcomissário Hélder Andrade, Presidente da Federação Nacional de Sindicatos da PSP, falou sobre horários na Polícia.
3 de Julho de 2010 às 00:30
“Horários reduzem descanso dos polícias”
“Horários reduzem descanso dos polícias” FOTO: D.R.

Correio da Manhã – Como surgiu a Federação Nacional de Sindicatos de Polícia (FENPOL)?

Hélder Andrade – O Sindicato Nacional de Polícia e o Sindicato Unificado de Polícia foram os fundadores da FENPOL. A estrutura surgiu para unir todos os sindicatos da PSP. Cada vez mais existem questões que obrigam os polícias a falar a uma só voz. A Associação Sindical dos Oficiais de Polícia, a que presido, aderiu à FENPOL há dois meses para reforçar essa concertação. À luz dos estatutos da Federação, assumirei a presidência da mesma nos próximos seis meses.

– O novo estatuto da PSP foi um dos factores que incentivou a união dos sindicatos?

– O novo estatuto da PSP tem sido contestado por todos os sindicatos da Polícia. No aniversário de hoje [ontem] da PSP, foram condecorados a título póstumo operacionais desta força de segurança que morreram em serviço e que estão a ser tratados como funcionários públicos. É para combater este cenário que existe a FENPOL. Os polícias só têm é de se unir para defender os seus interesses.

– Os novos horários na PSP que na quinta-feira entraram em vigor são o motivo de maior contestação pela Federação?

– O decreto de regulamentação dos novos horários da PSP é algo distinto da aprovação do novo estatuto orgânico da Polícia. A FENPOL contesta por considerar que estes horários reduzem descanso dos polícias.

– Como surge a providência cautelar para parar os horários?

– Após o despacho do Director Nacional que regulamentou estes horários, constatámos a incompetência orgânica do superintendente--chefe Oliveira Pereira para efectuar esse despacho. A lei sindical diz que tem de ser a tutela. Caso seja invocado o interesse público por parte da Direcção Nacional para a implementação destes horários, iremos analisar a melhor forma de o contestar.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)