page view

Hospitais acumulam dívida de 153 milhões

Governo justifica fusão dos hospitais algarvios com o facto de estes se encontrarem em situação de falência técnica. E realça que existia uma perda de capacidade no serviço prestado aos utentes.

27 de agosto de 2013 às 01:00

Os hospitais algarvios acumularam prejuízos de 153 milhões de euros e encontravam-se em falência técnica, revela o Governo como justificação para a fusão do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) e do Hospital de Faro (HF).

"A necessidade de criação do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) foi determinada pela constatação da existência de uma situação de desequilíbrio estrutural nos dois hospitais, tanto em termos económicos e financeiros como assistências", frisa o gabinete do ministro Paulo Macedo, nu-ma resposta por escrito a deputados do Bloco de Esquerda.

Segundo o Governo, o CHBA, em Portimão, acumulou prejuízos de 90,3 milhões de euros desde que foi constituído como entidade pública empresarial, em 2004, até 2012, enquanto o Hospital de Faro somou prejuízos de 63 milhos de euros, entre 2008 e 2012.

"A fraca cooperação entre as duas unidades traduzia-se, nalguns casos, na subutilização da capacidade instalada e, noutros, numa competição pelos recursos médicos que tinha como consequência uma pressão em alta sobre os preços dos serviços e as remunerações", diz o gabinete de Paulo Macedo. Para o Governo, a situação já estava "a comprometer a capacidade assistencial". E, acrescenta, "a par das especialidades de oftalmologia, dermatologia e anestesiologia, tradicionalmente deficitárias na região, verificou-se uma acentuada perda de capacidade na pediatria e na ortopedia".

Ao CM, Pedro Nunes, presidente da administração do CHA, diz que a fusão permite uma melhor gestão dos recursos, mas argumenta que os hospitais algarvios têm sido "subfinanciados", o que contribuiu para "a grande dívida" existente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8