Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Hospital de São João prevê que greve da limpeza não afete prestação de cuidados de saúde

Trabalhadores de limpeza em greve para reivindicar um aumento do subsídio de alimentação.
22 de Junho de 2019 às 19:36
Hospital de São João no Porto
Hospital de São João no Porto FOTO: CMTV
O Hospital de São João, no Porto, informou este sábado que não prevê que a prestação de cuidados de saúde seja afetada pela greve dos trabalhadores da limpeza na próxima semana, dado que "foi determinada a prestação de serviços mínimos".

Os trabalhadores de limpeza do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) vão fazer uma greve de 48 horas, de terça a quarta-feira, para reivindicar um aumento do subsídio de alimentação, anunciou este sábado o sindicato do setor.

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD) informou que os trabalhadores reivindicam um aumento de 1,85 euros para 3,50 euros por dia.

Durante esses dois dias, os profissionais vão concentrar-se à porta principal da unidade hospitalar entre as 09h30 e as 12h30 pela "defesa dos seus direitos", refere o sindicato.

O hospital informou, em comunicado, que "não se prevê que o serviço de limpeza no CHUSJ seja afetado de forma a condicionar a prestação de cuidados de saúde, uma vez que foi determinada a prestação de serviços mínimos; na última greve neste contexto, todos os serviços funcionaram de forma adequada, ressaltando o profissionalismo e a defesa do interesse dos utentes que os profissionais em causa demonstraram".

"A greve é uma decisão dos profissionais, numa negociação com a sua entidade patronal, com a qual o CHUSJ possui um contrato de prestação de serviços, mas sendo totalmente alheio às questões laborais que se encontram em discussão", refere o comunicado do hospital, acrescentando que "não se trata de profissionais do CHUSJ, mas contratados por uma entidade externa".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)