Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Hotéis no Algarve sobem receitas

Estadias dos portugueses na região aumentam em 12,6%.
Rafael Duarte 19 de Março de 2018 às 08:40
Região contrariou a tendência nacional para desaceleração dos resultados
Turistas aumentaram
Região contrariou a tendência nacional para desaceleração dos resultados
Turistas aumentaram
Região contrariou a tendência nacional para desaceleração dos resultados
Turistas aumentaram
As receitas da hotelaria algarvia subiram 8,8%, no primeiro mês deste ano, em comparação com janeiro de 2017. A Região de Turismo do Algarve destaca "a subida de 12,6% nas pernoitas dos portugueses", registada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, os estabelecimentos hoteleiros algarvios até tiveram uma descida no número de hóspedes, que se cifrou nos 111,9 mil (-0,9%), e o total de dormidas manteve-se inalterado (476,5 mil), mas as receitas totalizaram 18 milhões de euros (+8,8%).

Os portugueses contribuíram para estes valores com 86,2 mil pernoitas . Também se registou um aumento no número de dormidas entre os turistas alemães, franceses e irlandeses. No campo oposto, o Reino Unido (o principal mercado emissor), Holanda e Espanha sofreram uma redução.

Ainda durante o mês de janeiro, a ANA (Aeroportos de Portugal) contabilizou 217 mil passageiros que passaram pelo Aeroporto de Faro (uma descida de 0,7%, face a 2017), e a Algarve Golfe registou 77,6 mil voltas realizadas nos campos associados da região (+6,1% do que no ano passado).

PORMENORES
Recordes no setor em 2017
2017 terminou com recordes no turismo regional, com 19 milhões de dormidas, mais de mil milhões de euros de proveitos e 4,1 milhões de hóspedes recebidos pelos hotéis, além de 8,7 milhões de passageiros movimentados no aeroporto e 1,3 milhões de voltas de golfe.

Desaceleração nacional
O INE assinala uma "desaceleração nos principais indicadores da hotelaria" a nível nacional, no primeiro mês de 2018, face ao ano anterior, que é contrariada pelos números registados pelo setor, no Algarve.
Holanda Portugal Reino Unido Região de Turismo do Algarve Instituto Nacional de Estatística INE Espanha ANA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)