Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

"Ia matar mais dois"

Vizinho conta que idoso queria acabar com a vida do filho e da nora. Motivos por apurar
26 de Agosto de 2013 às 01:00
O corpo de Maria Duque, de 70 anos, ficou na garagem. O homicida entregou-se de imediato
O corpo de Maria Duque, de 70 anos, ficou na garagem. O homicida entregou-se de imediato FOTO: Carlos Barroso

"Trazia mais dois cartuchos na caçadeira. A intenção era acabar com o resto da família - o filho de ambos e a nora, que viviam todos juntos na mesma casa. Não sei por quê, já que ele parecia ser muito amigo do filho", contou ao CM António Santos, ex-cunhado do homem que no sábado matou a esposa com um tiro de caçadeira, em A-dos-Negros, Óbidos.

Unidos maritalmente há quase quatro décadas, metade da sua vida, José Gomes, de 80 anos, e Maria Duque, de 70, já tinham casado anteriormente e tinham filhos dessas relações passadas.

Na aldeia, os habitantes dizem que a primeira mulher de José Gomes separou-se por ser vítima de maus tratos. Com Maria Duque não havia conhecimento de agressões físicas, mas, segundo a vizinhança, ultimamente eram frequentes as discussões e trocas de palavras mais azedas entre o casal, podendo ter sido os ânimos exaltados no meio das ofensas que terão levado o idoso a disparar um tiro que acertou no pescoço da esposa e que se revelou fatal.

"Ele já não comia nada feito pela mulher. Ia ao café buscar sandes e comprar outras coisas para comer", relatou António Santos. O que terá levado o homem a perder as estribeiras e a matar a mulher é o que também a população procura saber, mostrando-se perplexa com o desfecho, que não imaginava que pudesse algum dia acontecer.

O homem, que esperou num café da localidade para se entregar às autoridades policiais, foi interrogado ontem pela Polícia Judiciária de Leiria e vai ser presente hoje a um juiz de instrução criminal do Tribunal das Caldas da Rainha para primeiro interrogatório judicial e determinação da medida de coação.

morte óbitos idoso caçadeira mulher homicídio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)