Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Limpa cartões em ginásios

Acedia aos dados dos cartões de crédito e de débito.
Tânia Laranjo 21 de Maio de 2015 às 00:30
Arrombava cacifos nos ginásios e fotograva cartões para recolher dados bancários
Arrombava cacifos nos ginásios e fotograva cartões para recolher dados bancários FOTO: iSockPhoto

Bem-falante e bem-parecido. Frequenta ginásios de norte a sul do País e especializou-se em arrombar cacifos. Não mexe nos cartões de débito ou de crédito, apenas os fotografa. Fica com todos os dados dos utilizadores e compra rapidamente artigos na internet. Marca viagens, hotéis, muda de computadores e de ginásio. Volta regularmente ao Brasil, de onde é natural, e quando regressa à Europa passeia por Portugal e Espanha. Faz uma vida de luxo, à custa de centenas de ginastas incautos.

Na terça-feira, o homem regressou ao Porto. Foi localizado num ginásio e a Polícia Judiciária atuou de imediato. Havia várias queixas espalhadas por todo o País. Num processo, em Lisboa, já era pedida a sua detenção. Foi preso por um outro processo que corria termos na Maia. Não reagiu ao ser abordado. A vítima, nesse caso, tinha ficado sem 22 mil euros.

O CM sabe que no seu telemóvel foram encontradas milhares de fotografias de cartões bancários. Presume-se que foram sempre obtidas pelo mesmo método e que permitiram ao homem fazer uma vida de luxo ao longo dos últimos anos.

Entretanto, ao final da tarde e depois de ter sido interrogado pelo juiz, o homem de nacionalidade brasileira foi libertado, mediante a obrigação de pagar cinco mil euros de caução. À porta do Tribunal de Instrução Criminal do Porto esperavam-no os inspetores da Judiciária de Lisboa. Prenderam-no novamente, desta vez pelas dezenas de queixas que foram apresentadas em Lisboa. Vai novamente ao juiz.
País Brasil Europa Portugal Polícia Judiciária Lisboa crime lei e justiça política
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)