IAVE afinal quis pagar só 80%
Email às escolas confirma que devolução seria só de 80%.
Bernardo Esteves
16 de Maio de 2015 às 21:25
O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) afinal informou mesmo as escolas de que só iria devolver 80% do valor pago pelos alunos impedidos de fazer os testes de Cambridge devido à greve de professores. Um email enviado às escolas, a que o CM teve acesso, refere que só seria devolvido 80% dos 25 euros (12,5 € no caso de alunos com apoio) despendidos para obter o certificado.
O IAVE tinha garantido na 5.ª feira ao CM que iria devolver 100%, depois de a Escola Prof. José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha (Oeiras), ter informado os pais de que só seria pago 80% do valor. "A escola decidiu por iniciativa própria sem ter recebido indicação nesse sentido", justificou o IAVE. Agora, confrontado com o email, o instituto alega que este se destinava "exclusivamente às escolas, pelo que a informação enviada aos pais não foi feita por indicação do IAVE". E frisa que está a informar as escolas de que pagará 100%.
A Fenprof e outras sete estruturas sindicais prolongaram até dia 30 a greve ao serviço da Cambridge, prevendo que as orais não ficarão concluídas até dia 22. A plataforma anunciou uma manifestação de professores para 20 de junho em Lisboa.