Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Idoso ataca peregrina a caminho de Santiago de Compostela

Cadastrado, condenado por violação, raptou mulher alemã e levou-a para zona de mato.
Liliana Rodrigues 18 de Outubro de 2019 às 01:30
Caminhos de Santiago são percorridos por peregrinos oriundos de todo o Mundo e atravessam o Norte do País
Caminhos de Santiago são percorridos por peregrinos oriundos de todo o Mundo e atravessam o Norte do País FOTO: Luís Vieira
Ofereceu-se para ajudar a peregrina, de nacionalidade alemã, que estava sentada na berma da estrada, em Viana do Castelo, a tentar recuperar dos ferimentos nos pés devido à caminhada que estava a fazer rumo a Santiago de Compostela. Mas o predador sexual - um reformado de 78 anos que já foi condenado por violação no estrangeiro - aproveitou a oportunidade para raptar a mulher e tentar violá-la. A vítima, com cerca de 30 anos, conseguiu escapar e pedir ajuda às autoridades.

O idoso foi detido pelos inspetores da Polícia Judiciária de Braga, que prossegue a investigação para apurar se outras queixas apresentadas por peregrinas nos últimos anos poderão implicar o mesmo suspeito.


O caso remonta a 12 de julho deste ano e aconteceu no caminho oficial para Santiago, em Viana do Castelo. A peregrina não desconfiou do homem que simpaticamente se ofereceu para lhe dar boleia até à farmácia, onde poderia pedir ajuda para os problemas físicos que estava a enfrentar.

Assim que entrou no carro, estranhou o facto de as portas terem sido trancadas, mas só teve a certeza das intenções do predador quando o mesmo não parou na farmácia e começou a tentar apalpá-la. A viagem apenas terminou num local ermo onde o idoso pretendia violar a vítima, mas a mulher conseguiu fugir e pedir rapidamente ajuda às autoridades policiais.

O reformado foi esta quinta-feira a tribunal, porém, só esta sexta-feira conhece as medidas de coação.
Santiago Santiago de Compostela crime lei e justiça Viana do Castelo polícia questões sociais crime
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)