Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Idoso ateia cinco incêndios em Celorico de Basto

Homem de 76 anos foi apanhado pelos militares.
Ana Isabel Fonseca 28 de Julho de 2021 às 08:41
A carregar o vídeo ...
Idoso ateia cinco incêndios em Celorico de Basto
U m homem, de 76 anos, foi surpreendido em flagrante pelos militares da GNR. Estava com um isqueiro na mão junto a uma zona de mato seco, em Celorico de Basto, a tentar provocar um fogo. Tinha já causado cinco outros incêndios florestais na mesma zona. Em todos os casos terá usado o isqueiro para deflagrar os fogos.

Os crimes foram cometidos durante o dia de domingo. Os militares da GNR realizavam ações de prevenção contra incêndios e patrulhavam uma vasta zona florestal do concelho. A certa altura depararam-se com cinco pontos de ignição e com as respetivas colunas de fumo. Continuaram na zona à procura de suspeitos e acabaram por intercetar o idoso, em flagrante. O homem ateou os cinco incêndios em zonas de mata e também de floresta.

A detenção foi efetuada pelos militares da GNR, mas por estarem em causa crimes de incêndio foi contactada a Polícia Judiciária de Braga.

Os factos foram também remetidos para o Tribunal. O idoso foi ouvido em primeiro interrogatório judicial, com vista à aplicação das medidas de coação.

PORMENORES
Vários meios no local
Os fogos que foram ateados pelo idoso durante o dia de domingo mobilizaram várias dezenas de operacionais dos bombeiros. Para o terreno foram ainda acionadas várias viaturas de combate a incêndios.

Zonas de mata e floresta
Nenhum dos fogos provocados pelo idoso representou perigo para casas e pessoas. Todos os focos de incêndio ocorreram em zonas de mata e floresta. Por cada crime de incêndio florestal o suspeito incorre numa pena que varia entre um e oito anos de prisão.
Celorico de Basto GNR acidentes e desastres incêndios
Ver comentários