Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Idoso lança fogo a antigo inquilino

Abílio Sousa, de 45 anos, tinha sido expulso do quarto onde morava, na rua Central de Frejufre, na Maia, há um mês.
12 de Abril de 2013 às 01:00
Vizinhos relataram ao CM que socorreram a vítima, que estava a arder
Vizinhos relataram ao CM que socorreram a vítima, que estava a arder FOTO: Eduardo Martins

Desempregado e sem familiares próximos, o homem ficou a dormir debaixo das escadas da casa do antigo senhorio. Ontem às 02h30, José Oliveira Mendes, de 79 anos, decidiu expulsar Abílio de vez. Regou-o com gasolina e ateou-lhe fogo de seguida. Em chamas, a vítima foi salva por vizinhos. O agressor fugiu do local.

"O senhorio tinha estado cá com a GNR durante a tarde, mas o Abílio não estava e ele não o conseguiu expulsar. De madrugada, ele surpreendeu-o a dormir e ateou-lhe fogo", contou ao CM Joni Anjos, de 17 anos, que, juntamente com familiares, salvou a vítima.

Abílio acordou ao sentir o cheiro intenso a gasolina. Ainda tentou escapar, mas José chegou-lhe logo fogo. "Acordámos com os gritos de socorro do Abílio. Eu e o meu tio pegámos numa toalha molhada e conseguimos apagar as chamas. Ele sofreu ferimentos no ombro e no pescoço. Isto não se faz a ninguém", acrescentou Joni.

Abílio recebeu tratamento médico e foi conduzido a tribunal, onde o Ministério Público sugeriu internamento compulsivo, uma vez que sofre de problemas psiquiátricos.

"Ele anda com muitos problemas e toda esta situação ainda o transtornou mais", adiantou uma amiga.

José não voltou a casa desde que cometeu o crime. Os vizinhos dizem agora temer pela sua segurança. A GNR da Maia tomou conta do caso. n

idoso inquilino maia agressão crime
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)