Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Idoso vive no meio de ruínas

José Clemente tem 71 anos. Vive na mais absoluta miséria, no Lugar da Eira Velha, em Samardã, Vila Real. A casa onde mora está em ruínas. Não tem água nem electricidade e as silvas, que já entram na habitação, são a sua única companhia.
17 de Outubro de 2011 às 01:00
José Clemente, de 71 anos, vive num estado de miséria
José Clemente, de 71 anos, vive num estado de miséria FOTO: Almeida Cardoso

"O vento levou-lhe o telhado, o soalho apodreceu e ficou a miséria", conta Albina Teixeira, irmã de José Clemente, que garante já ter pedido ajuda a diversas instituições. Mas sem resultados práticos. "Qualquer dia a casa cai-lhe em cima e ainda acontece uma desgraça. Não sei mais o que fazer", lamenta.

José Clemente não reage. Só murmura e gesticula, revelando sinais de deficiência na fala e não deixando dúvidas sobre as fragilidades cognitivas. "Ele come na casa de uma cunhada e recebe o dinheiro da reforma. Não sabemos o que faz com ele e nós não temos posses para reparar a casa ou levá-lo para algum centro de dia", acrescenta Albina.

Diversas instituições já foram alertadas para o problema, mas até agora nenhuma conseguiu encontrar uma solução.

Entre as diversas entidades contactadas contam-se a Junta de Freguesia de Vilarinho de Samardã e a Câmara Municipal de Vila Real, que estudam alternativas para o idoso.

Uma das iniciativas autárquicas foi promover a construção de uma casa de banho, para, pelo menos, minorar as carências do munícipe.

O presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho de Samardã, Júlio Azevedo, adiantou ao Correio da Manhã que o idoso se recusa a sair de casa e que a situação deve ser analisada a outro nível. "É urgente que o senhor José seja retirado daquele local para que possa ser tratado. Nem que seja à força", refere o autarca.

Júlio Azevedo salienta ainda que a família de José Clemente deveria estar mais atenta e prestar mais apoio ao idoso, para evitar uma maior degradação do estado de saúde do homem.

VILA REAL IDOSO RUÍNAS CÂMARA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)