Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Idosos ‘consolados’

A Câmara de Óbidos teve uma ideia que responde ao clássico adágio popular "juntar o útil ao agradável". Está a levar aos doze centros de dia e de convívio de idosos do concelho uma consola Wii Fit, da Nintendo, para os motivar para uma vida mais activa.
26 de Dezembro de 2011 às 01:00
Iniciativa leva os mais velhos a fazerem exercício jogando videojogos na companhia dos netos
Iniciativa leva os mais velhos a fazerem exercício jogando videojogos na companhia dos netos FOTO: Carlos Barroso

O projecto abrange duas centenas e meia de pessoas que, pelo menos até final do ano, podem divertir-se e, ao mesmo tempo, fazer exercício físico. Desportos como bólingue, ténis, boxe ou golfe, praticados de forma virtual, levam os idosos a executar movimentos como se estivessem a jogar na realidade.

"O uso desta tecnologia mantém os idosos activos e também tem sido um instrumento bastante utilizado por técnicos da área da fisioterapia. Os jogos podem melhorar o equilíbrio das pessoas com mais idade e ajudá-las a evitar quedas", explica Lara Dias, gestora do Programa Melhor Idade – Rede Municipal de Centros de Dia e de Convívio.

A gestora sublinha que "os videojogos contribuem para melhorar o humor e a saúde mental nas pessoas mais velhas e para o reforço da sua auto-estima".

No Centro de Convívio do Bairro da Senhora da Luz, Maria da Conceição, de 63 anos, experimentou um desafio de boxe. Tendo ao seu lado os netos Rui, de 11 anos, e Daniel, de 6, mostrou-se entusiasmada. "É uma actividade gira e que me obriga a movimento físico. Vejo os meus netos a jogarem em casa e agora sou capaz de me juntar a eles. Descontrai, brinca-se e é uma maneira de distrair", diz.

"É uma brincadeira que faz a malta rir e a passar por cima do stress", adianta Francisco Santos, de 71 anos. "Quem diria que um dia iríamos jogar isto", exclama Gracinda Carolina, de 77 anos, que jogou ténis com o neto Rafael, de 9 anos.

ÓBIDOS IDOSOS JOGOS CÂMARA NATAL LARES
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)