Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Idosos desaparecidos em lar de Alenquer

Cinco dos 22 idosos que estavam no lar encerrado quarta-feira pela Segurança Social em Santana da Carnota, Alenquer, por suspeitas de maus tratos, deficientes condições de higiene e falta de alvará, continuavam ontem por encontrar.

19 de Março de 2011 às 00:30
Lar de Santana da Carnota, Alenquer, funcionava há 13 anos e acolhia 22 idosos. Quando as autoridades lá foram só encontraram 14, oito tinham sido levados para outra residência da proprietária
Lar de Santana da Carnota, Alenquer, funcionava há 13 anos e acolhia 22 idosos. Quando as autoridades lá foram só encontraram 14, oito tinham sido levados para outra residência da proprietária FOTO: direitos reservados

Ao que o CM apurou, a Segurança Social e o Ministério Público tentaram localizar a proprietária do lar, Maria da Conceição Boto, que estava ontem em parte incerta. Amaro Ramalho, advogado da mulher, afirmou ao CM que "o lar funcionou durante 13 anos sem alvará com o conhecimento da Segurança Social" e negou os maus tratos e a falta de condições.

Quanto aos cinco idosos desaparecidos, o causídico explicou que "podem ser pessoas sem família", que a proprietária do lar "acolhia sem receber nada".

Maria da Conceição Boto foi notificada pela Segurança Social para encerrar o estabelecimento. Foi-lhe dado um prazo de 30 dias para encaminhar os idosos para outros lares. Enquanto corria este processo, a Segurança Social recebeu denúncias que levaram a uma intervenção de emergência. As autoridades encontraram 14 idosos, três dos quais foram levados por familiares, um internado no hospital e os restantes acolhidos pela Segurança Social.

No mesmo dia, as autoridades deslocaram-se a outra residência na localidade, mas não entraram por falta de autorização do tribunal. À porta, entre a 01h00 e as 09h30 de quinta-feira, identificaram mais oito idosos. Três saíram com familiares e cinco com a proprietária do lar que garantiu entregá-los às famílias, o que não aconteceu.

IDOSOS LAR DESAPARECIDOS ALENQUER DENÚNCIA FISCALIZAÇÃO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)