Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Idosos transmontanos burlados com promessas de grandes negócios

Burlas envolvem produtos agrícolas ou objetos tradicionais de valor.
22 de Outubro de 2014 às 20:09
Burlas mais recentes prendem-se com as novas notas de 5 e 10 euros
Burlas mais recentes prendem-se com as novas notas de 5 e 10 euros FOTO: D.R.

Os idosos transmontanos têm sido alvos fáceis de burlas que envolvem produtos agrícolas ou objetos tradicionais de valor com promessas de grandes negócios que os deixam sem nada, revelaram esta quarta-feira as autoridades.

Os mais velhos deixam-se facilmente enganar por propostas de estranhos para compra de cobres, caldeiras, potes ou produtos agrícolas a preços acima do mercado e acabam por ficar sem os bens e sem dinheiro, como revelou Cláudia Costa, da GNR de Bragança.

Ultimamente a burla mais frequente foi com as novas notas de cinco euros. Com a entrada em circulação de uma mais recente de dez euros, a Câmara de Macedo de Cavaleiros organizou, em parceria com a GNR uma sessão para ensinar os idosos a defenderem-se de burlas e roubos. 

A militar faz parte de uma das equipas do programa da GNR para seniores que há cinco anos acompanham algumas centenas de idosos nesta região e alerta para as burlas, segundo disse Cláudia Costa, "tem havido bastantes, mas grande parte delas não são denunciadas às autoridades por vergonha e medo que as pessoas mais idosas têm".

GNR Macedo de Cavaleiros idosos transmontanos burlados negócios
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)