Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

IDT quer diminuir consumo de álcool entre jovens

O Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) quer diminuir o consumo de álcool entre jovens. Para tal, a instituição vai propor que a venda de álcool seja proibida a menores de 18 e que os recém-encartados sejam sujeitos a uma taxa de alcoolemia menor do que a actual, 0,5 gramas de álcool por litro de sangue.
8 de Fevereiro de 2009 às 12:25
IDT quer diminuir consumo de álcool entre jovens
IDT quer diminuir consumo de álcool entre jovens FOTO: D.R.

As medidas, a inserir no Plano Nacional para o Álcool, que entrará em discussão pública segunda-feira,  visam diminuir o consumo de álcool entre os jovens e aplicar regras já em vigor noutros países europeus, como a proibição da venda de álcool a menores de 18 anos.

“É sobretudo ao nível da divulgação de informação quer para os profissionais da Saúde quer para os próprios utentes , para a população em geral, no sentido de haver uma maior divulgação desta realidade”, explicou o presidente do IDT, João Goulão, à rádio TSF.

A proposta para a diminuição da taxa de alcoolemia visa os automobilistas com menos de dois anos de carta, mas não é ainda conhecida. João Goulão definiu a medida como uma espécie de “período probatório”, uma proposta que avançará para o Ministério da Saúde.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)