Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

IGREJA AJUDA VÍTIMAS COM 2,21 MILHÕES

A Igreja angariou 2,21 milhões de euros em donativos para a campanha de apoio às vítimas dos incêndios florestais deste Verão, anunciou ontem em Fátima o presidente da Caritas Portuguesa.
11 de Setembro de 2003 às 00:00
Segundo Eugénio Ferreira, a recolha dos fundos não está a ser aplicada rapidamente no terreno devido à falta de resposta adequada das instituições públicas, nomeadamente algumas câmaras.
O presidente da Caritas lamentou que nalguns casos, os relatórios de avaliação das autarquias sobre as necessidades das vítimas ainda não estejam concluídos de modo a articular os investimentos. "Queremos trabalhar com todos os meios no terreno desde que essa articulação não resulte em mais emperramento", considerou, salientando que "nalguns concelhos têm-se verificado demasiados erros de burocracia". No seu entender, a "burocracia é quase um dogma nacional" que "prejudica a vontade de fazer e de trabalhar".
O objectivo passa por "continuar a trabalhar em articulação com as estruturas do Governo e das autarquias", disse o presidente da Caritas, adiantando que a instituição vai distribuir informação sobre os apoios disponíveis.
"Há muita gente que foi prejudicada e não sabe a quem recorrer", explicou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)