Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Igreja celebra milagre

O Dia da Imaculada Conceição de Maria levou ontem muitas famílias àquele que é o maior local de culto mariano em Portugal. No Santuário de Fátima, os muros que resguardam a Capelinha das Aparições, onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora, estavam cheios de flores oferecidas pelos peregrinos.
9 de Dezembro de 2008 às 00:30
Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, exalta o amor de Mãe
Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, exalta o amor de Mãe FOTO: Nuno Lourenço

Na Sé de Lisboa, o Cardeal-patriarca, D. José Policarpo, valorizou na sua homilia o amor de Mãe. "Que humildade para abraçar com amor de Mãe o sofrimento de um filho perseguido, desde a fúria de Herodes até à crueldade do Calvário", disse. Ao lembrar o milagre da concepção de Maria, D. José Policarpo recordou que "podemos confiar-lhe a nossa vida como um filho se abandona ao colo da Mãe", acrescentando: "Tu és bendita entre todas as mulheres."

A celebração no Porto coincidiu com a ordenação de três diáconos. Na sua homilia, D. Manuel Clemente referiu que "a Imaculada Conceição de Maria é a primeira claridade de Cristo, novíssimo Sol que se levanta sobre a terra". D. Manuel Clemente recordou que "Deus, para estar completamente connosco e assim renovar a humanidade de todos, precisou de encontrar um coração que estivesse totalmente com Ele, com disponibilidade e compromisso também totais: para isso preservou Maria de toda a mancha original, ou seja, de toda a resistência ao seu amor."

Em Fátima, o elevado número de fiéis levou a que a Eucaristia internacional das 11h00 fosse celebrada no Recinto de Oração, uma vez que os nove mil lugares da Igreja da Santíssima Trindade, utilizada aos domingos de Inverno, não seriam suficientes para acolher os peregrinos. O reitor do Santuário, padre Virgílio Antunes, recordou que Nossa Senhora tem um lugar de eleição no plano de Deus para a Humanidade.

Em Roma, o Papa Bento XVI recordou que "em Maria a beleza é totalmente pura, livre de qualquer soberba e presunção e assim é venerada em tantos santuários", prosseguiu. n

APONTAMENTOS

DOGMA DA IMACULADA

No Dia da Imaculada Conceição, a Igreja celebra a força redentora de Cristo e do seu Mistério pascal, isto é, da salvação que Ele introduziu.

OFERTA DOS AÇORES

O bispo de Angra, D. António Sousa Braga, convidou os fiéis a ser solidários com a população brasileira de Santa Catarina, atingidas por cheias torrenciais.

MADEIRA ACENDE LUZES

As iluminações de Natal e Fim--de-Ano em Santana (Madeira) acenderam-se ontem, a exemplo dos anos anteriores.

RAINHA DE PORTUGAL

Na sua homilia, o bispo do Porto lembrou que Nossa Senhora da Conceição é padroeira de Portugal. Por sua vez, o Cardeal-patriarca de Lisboa referiu: "Rainha coroada de glória."

FESTA DO SACRIFÍCIO

O dia de ontem também foi de festa na mesquita de Lisboa, que assinalou o Eid al-Adha. Festa do Sacrifício do filho de Abraão, ordenado por Deus.

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)