Igreja dos Pastorinhos abre portas em Alverca

Cerca de 50 mil pessoas é o número estimado de visitantes à festa de inauguração da nova Igreja dos Pastorinhos, amanhã, em Alverca do Ribatejo. A festa promete ser de arromba, com direito a foguetes e muita animação.
30.04.05
  • partilhe
  • 0
  • +
Igreja dos Pastorinhos abre portas em Alverca
O novo espaço de culto tem um dos maiores carrilhões do Mundo Foto DR
Depois de vários meses de obras e de grande ansiedade, a primeira igreja no Mundo dedicada aos pastorinhos abre finalmente as suas portas para os milhares de fiéis que há muito reclamavam um novo espaço de culto naquela localidade, a que se irão juntar centenas de visitantes de Norte a Sul do País.
“Uma obra do povo.” É assim que José Maria Cortes, padre da paróquia de Alverca, descreve o que foi desde início um projecto ambicioso, composto pelo espaço de culto, um centro paroquial e uma torre que alberga o terceiro maior carrilhão do Mundo. “Tivemos muito poucos apoios estatais para a construção. Do Governo, os subsídios não foram para além dos 20 por cento”, explica o padre. Para além de um empréstimo bancário, grande parte dos cinco milhões de euros que custou a obra resultaram da contribuição da população, através da entrega de donativos, e ainda do apoio de empresas da zona, que acabaram por se tornar patrocinadoras da estrutura.
José Maria Cortes não consegue esconder o contentamento e orgulho pelo trabalho feito. Uma obra concluída quase em tempo recorde, depois de muitos avanços e recuos. “A construção começou em Agosto de 2002, mas até Novembro de 2004 pouco ou nada tinha sido feito. Desde então até hoje, foi possível erguer a nova igreja, o centro pastoral e a torre”, explica ao CM.
NOSSA SENHORA VIRÁ PELO AR
Nada foi esquecido para a grande celebração de amanhã, que terá como pontos fortes a chegada, de helicóptero, de uma imagem de Nossa Senhora, oferecida pelo Santuário de Fátima, assim como das imagens dos pastorinhos. A celebração conta ainda, por volta das 17 horas, com uma missa celebrada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, e marca o início de uma semana que promete muita música, com a realização de um festival de carrilhão.
A OBRA
CAPACIDADE
A nova igreja de Alverca, a primeira do Mundo dedicada aos pastorinhos, tem capacidade para cerca de 500 pessoas sentadas.
CENTRO PAROQUIAL
Para além do templo, Alverca passa a contar ainda com o Centro Paroquial João Paulo II, um edifício de quatro pisos, que inclui a residência paroquial, salão, biblioteca, três capelas funerárias, espaços administrativos e várias salas polivalentes.
72 SINOS
A torre do carrilhão, com 47 metros de altura, dispõe de 72 sinos, que o tornam o segundo maior da Europa e o terceiro do Mundo.
EXPOSIÇÃO
Patente no Centro Paroquial vai estar, a partir de amanhã, uma exposição sobre a história da obra, com toda a informação sobre as diferentes etapas.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!