O presidente da Junta de Freguesia de Válega, no concelho de Ovar, disse esta quinta-feira que cerca de 20 casas foram esta tarde evacuadas "por precaução" no lugar de Bustelo, devido ao incêndio que lavra desde as 12h49 no concelho.
Jaime Duarte Almeida referiu à
Lusa que "a GNR pediu às famílias para saírem das casas, por precaução" e que os moradores dessa zona do distrito de Aveiro "estão todos bem e o fogo não vai chegar lá porque já passou naquela zona, nas traseiras".
Em causa está uma localidade de Válega em que as habitações estão envolvidas por terrenos arborizados, sobretudo à base de eucalipto, e que está a pouca distância de duas autoestradas, a A1 e a A29.
Cerca das 21h40, os moradores começaram a regressar às habitações, disse à Lusa fonte da Proteção Civil. "(...) As pessoas começaram a regressar às casas", declarou o comandante distrital das operações de socorro de Aveiro, António Ribeiro.
À mesma hora das mesmas declarações, o incêndio, que começou às 12h49, estava a ser combatido por 330 operacionais apoiados por 105 viaturas, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.