Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Incêndio obriga à evacuação do Santuário da Nossa Senhora da Assunção em Santo Tirso

Decisão de evacuar o santuário "foi preventiva", numa altura em que o fogo "está a cerca de 500 metros de distância" do local.
Lusa 13 de Maio de 2022 às 17:53
Fogo no Monte da Assunção
Fogo no Monte da Assunção FOTO: Direitos Reservados / Santo Tirso TV
O Santuário da Nossa Senhora da Assunção, em Santo Tirso, foi esta sexta-feira evacuado na sequência do incêndio que desde as 13h30 decorre em Monte Córdova, revelou à Lusa o segundo-comandante dos Bombeiros Tirsenses, Tiago Miranda.

Segundo aquele oficial, a decisão de evacuar o santuário "foi preventiva", numa altura em que o fogo "está a cerca de 500 metros de distância" do local.

O incêndio apresentava, pelas 16h45, duas frentes, especificado Tiago Miranda "estar uma ativa e outra dominada".

No combate às chamas estão os Bombeiros Tirsenses, Santo Tirso, Vila das Aves, Valongo, Freamunde, Trofa, São Mamede de Infesta e de Ermesinde, elencou o bombeiro.

O vento, disse, sopra com "alguma intensidade" e "não há registo de feridos".

Segundo a página da Proteção Civil, pelas 17h00, estavam no combate às chamas 58 operacionais, apoiados por 18 viaturas e dois meios aéreos.

O fogo foi dado como dominado por volta das 19h00 da tarde. 

Ao todo foram quase seis horas e meia de combate a um incêndio que, estimou o comandante, "queimou mais de 30 hectares de mato" na encosta que liga o centro da cidade de Santo Tirso ao santuário.

Santo Tirso Santuário da NS da Assunção Lusa Monte Córdova Bombeiros Tirsenses
Ver comentários