Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Incêndio provocado por vela mata idoso

Quatro amigos enfrentaram, anteontem à noite, as fortes labaredas e fumo negro que saíam do segundo andar de um prédio na Pontinha, em Odivelas, para resgatar o casal de idosos que estava no interior da habitação – conseguiram retirar Maria Teixeira, de 83 anos, mas o marido estava já inconsciente no chão da sala. "A idosa estava ferida e não queria ir sem o marido", contou ao CM Yuri Lucas, um dos homens que entrou na casa em chamas.
18 de Abril de 2012 às 01:00
Chamas consumiram quarto da habitação do segundo piso, em prédio de três andar na Pontinha
Chamas consumiram quarto da habitação do segundo piso, em prédio de três andar na Pontinha FOTO: Filipa Couto

Francisco Teixeira, de 85 anos, foi retirado da casa em chamas pelos bombeiros, que rapidamente acorreram ao prédio, ainda com vida, mas morreu vítima de paragem cardiorrespiratória, na ambulância, depois de várias tentativas de reanimação. Não resistiu à inalação do fumo.

"Estávamos no café quando ouvimos gritar que havia fogo no prédio. Entrámos lá dentro e só se via fumo, foi horrível. A idosa conseguiu abrir-nos a porta e já estava toda queimada na cara e cabelo. A casa parecia um inferno de chamas. Ela não queria sair sem o marido, só gritava: "Ele vai morrer queimado na sala, acudam-no". Peguei nela ao colo e trouxe-a para a rua, mas quando tentámos chegar ao senhor, o tecto da sala começou a cair", relatou Yuri Lucas, de 32 anos.

O fogo terá começado pelas 22h20, quando Maria Teixeira acendeu uma vela para encontrar o comando da televisão, que tinha caído para debaixo da cama do quarto. O marido estava na sala.

"No prédio estavam cerca de seis pessoas. O idoso foi retirado já inconsciente, mas com vida. Foi um fogo difícil de dominar, havia uma carga térmica muito elevada", explicou o bombeiro Luís Procópio, da Pontinha. As chamas consumiram a divisão, repleta de "lixo" acumulado pelos idosos. O fogo foi dominado cerca das 23h00. O corpo foi levado para ser autopsiado. 

ODIVELAS PONTINHA IDOSOS JOVENS
Ver comentários