Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Incêndios: Concelho de Monchique em risco "muito elevado"

O concelho de Monchique, distrito de Faro, apresenta esta segunda-feira risco "muito elevado" de incêndio, o segundo mais grave de uma escala de cinco, informa o Instituto de Meteorologia (IM).
1 de Outubro de 2012 às 09:00
Incêndios, Metereologia, Monchique
Incêndios, Metereologia, Monchique FOTO: Rui Miguel Pedrosa

Na sua página na Internet, o IM adianta também que os concelhos de Caminha, Ponte de Lima (no distrito de Viana do Castelo) Alcácer do Sal (Setúbal) e Portimão (Faro) apresentam risco "elevado" de incêndio.

O risco de incêndio, determinado pelo IM, engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13h00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

De acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), no sábado foram contabilizados 34 incêndios que foram combatidos por 438 operacionais, apoiados por 110 veículos.

No domingo, a ANPC registou 49 incêndios, que envolveram 767 operacionais, com o auxílio de 206 veículos.

O IM prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, tornando-se gradualmente nublado por nuvens altas a partir da tarde, vento fraco e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte e Centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 26 graus Celsius, no Porto 20, em Faro 24 e em Évora e Beja 28.

Incêndios Metereologia Monchique
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)