Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Infante D. Henrique pelas ruas do Porto

Em S. Nicolau, ao longo do desfile de S. João, há um pedido que vai ser feito: "Abram alas, S. Nicolau vai passar. Abram alas e os ouvidos para este cântico novo", dizem os cerca de 50 participantes. É com vontade e espírito sanjoanino que a freguesia prepara os últimos pormenores para o grande dia. Aqui, já pouco se pode fazer, todos estão preparados para levar a freguesia de S. Nicolau às ruas da Invicta.
27 de Junho de 2009 às 00:30
Os participantes vão levar o Infante D. Henrique às rusgas
Os participantes vão levar o Infante D. Henrique às rusgas FOTO: Rui Oliveira

Alegria e satisfação é para Jerónimo Ponciano, presidente da Junta de S. Nicolau, as palavras que melhor descrevem o que sente quando vê a sua freguesia nas rusgas. "Já participo há muitos anos e continuo com a mesma vontade de entrar e sempre irei motivar as pessoas para que nunca desistam desta tradição. É importante que continuem", desabafa o autarca.

O Infante D. Henrique é a personagem principal em S. Nicolau. É inspirado numa figura que foi importante não só para Portugal mas para a freguesia em particular. Aqui, existe mesmo uma praça construída em sua homenagem. "Todos os adereços que vamos levar estão relacionados co m esta figura do Mundo e de Portugal e mesmo a nossa música é-lhe totalmente dedicada", explicou ao CM Fernando Oliveira, coordenador dos ensaios na freguesia.

O factor competição não é relevante na rusga de S. Nicolau. O objectivo não é ganhar, mas estar lá e levar a freguesia a participar naquele que é dos momentos mais importantes para a cidade do Porto. "Não vamos entrar no sentido da competição, vamos participar. Se levarmos alguma coisa, óptimo. Mas o nosso objectivo é divertirmo-nos e divertir as pessoas que nos estão a ver", confessa Fernando Oliveira.

DINHEIRO DA CÂMARA NÃO DÁ

Também em S. Nicolau, as verbas dadas pela Câmara Municipal do Porto não são suficientes para suportar todas as despesas. "Sem o dinheiro da Câmara não seria possível estarmos presentes, mas o nosso orçamento ultrapassa", revela o presidente.

COORDENADOR PELA 1ª VEZ

Fernando Oliveira já participa nas rusgas de S. João há cerca de 4 anos, mas enquanto coordenador principal é a primeira vez. Confessa ter ajudado a escrever a letra da música que S. Nicolau levou no ano passado e já entrou no próprio desfile.

PORMENORES

MOTIVAÇÃO

Jerónimo Ponciano quer motivar todas as pessoas da freguesia a estarem sempre presentes.

MÚSICA

A letra da canção que S. Nicolau vai levar é inspirada no Infante D. Henrique, que será honrado.

COMPETIÇÃO

Embora um prémio seja sempre bom, a freguesia não é movida apenas pela vitória.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)