Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Inquérito polémico averiguado

O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) iniciou um processo interno de averiguações para apurar responsabilidades e prevenir futuras situações, no âmbito do caso do inquérito sobre o consumo de substâncias psicoactivas, realizado em 860 escolas.
Segundo o comunicado, a que o CM teve acesso, o IDT “assume por inteiro a responsabilidade”, lamentando a “perturbação causada”.
24 de Janeiro de 2007 às 00:00
Recorde-se que em causa estão algumas questões relativas a violência doméstica/sexual, que foram alvo de protestos da parte de alguns pais. O inquérito foi realizado a 100 mil alunos do 3.º Ciclo e Secundário.
O IDT esclarece que o inquérito foi “anónimo e confidencial”, com base na repetição de um outro realizado em 2001. O questionário de Dezembro foi actualizado, tendo algumas das novas perguntas levantado dúvidas.
O IDT “reconhece que a formulação não foi a mais adequada, tendo em conta o leque de idades e o valor da intimidade da família”, assumindo o “compromisso de não tratar a informação relacionada com este grupo de questões”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)