Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Instalar catalisador custa 750 euros

Os proprietários dos veículos com matrícula anterior a Julho de 1992 que queiram circular entre as 08h00 e as 20h00 no eixo Av. da Liberdade-Baixa estão obrigados a equipar os seus automóveis com um catalisador, ao abrigo da Zona de Emissões Reduzidas (ZER), já em vigor, implementada pela Câmara de Lisboa. As excepções são os residentes, os veículos de emergência, de interesse histórico e os transportes públicos.
5 de Julho de 2011 às 00:30
Veículos anteriores a Julho de 1992 só podem circular no eixo Av. da Liberdade-Baixa com filtro de partículas
Veículos anteriores a Julho de 1992 só podem circular no eixo Av. da Liberdade-Baixa com filtro de partículas FOTO: Pedro Catarino

O que é apontado com uma medida amiga do ambiente, pode revelar-se numa dor de cabeça, já que a instalação do equipamento e a sua certificação pelo Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT) depende do pagamento de algumas centenas de euros.

Ao que o CM apurou, o processo de instalação é, desde logo, dificultado pelo facto de os veículos estarem ou não preparados de origem para a colocação de um catalisador, mecanismo responsável pela redução das matérias poluentes.

Por outro lado, o equipamento novo, agora exigido, custa cerca de 600 euros, dependendo da marca do veículo, importância essa que poderá até ser superior ao valor comercial do automóvel. A esta equação o proprietário terá ainda de somar os 150 euros necessários para a aprovação do IMTT. Tendo em conta que a coima mínima a pagar em caso de desobediência é de 24,94 euros, (equiparada à infracção do sinal de trânsito proibido) alguns condutores poder--se-ão sentir tentados a não cumprir a medida.

O comandante André Gomes da Polícia Municipal de Lisboa considera que este é um "valor diminuto tendo em conta o seu fim". No entanto, garante que as autoridades irão estar alerta. "As coimas começarão a ser aplicadas para a semana ", diz.

Para Susana Fonseca, da Quercus, "esta é uma medida com um âmbito geográfico tão reduzido e pouco exigente que não se prevê que tenha, para já, impacto significativo em termos de redução das emissões de poluentes". 

LISBOA BAIXA CARROS CATALISADOR TRÂNSITO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)