Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

INTENDENTE MUDA DE FACHADA

Nos próximos dois anos, a zona do Intendente vai ser alvo de um estudo que visa a sua requalificação, promovida pelo Departamento de Arquitectura da Universidade Independente, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML).
5 de Julho de 2002 às 22:52
Depois, em quatro anos, o Intendente será remodelado, com a intervenção de investidores privados, enquadrados em empresas mistas de gestão de património e que levará à valorização imobiliária da zona.

A iniciativa está integrada no Programa Comunitário Entrust, que abranje oito cidades-piloto para implementar um novo modelo de intervenção social e urbanística a aplicar no futuro em toda a União Europeia. Duas das cidades-piloto, Vilnius, na Lituânia e La Valleta, em Malta, não pertencem à União.

“Neste momento estamos a visitar a várias cidades, para conhecer as suas realidades”, disse o professor arquitecto João Correia. Berlim, Copenhaga, Dublin, Glasgow, Hamburgo, bem como Vilnius e La Valleta, estão na agenda das visitas.

À UI cabe a proposta arquitectónica, enquanto que a CML supervisiona o projecto e realizará os realojamentos necessários.

“Os alunos da UI, em vez de fazerem projectos meramente académicos, que depois vão para o lixo, irão fazer projectos, acompanhados e aprovados pela CML, a serem aproveitados pelos investidores”, explicou João Correia.

O projecto, que se espera compartipado pela União Europeia, vai dotar o Intendente de novas estrutras, havendo a possibilidade de se manter algumas das já existentes, nomeadamente alguns dos bares.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)