Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Internet junta 500 à conversa

Mais de 500 avós de todo o País estão hoje ligados à internet para conversarem uns com os outros e com membros da Universidade da Maturidade do Brasil e da Federação das Associações Portuguesas de França. A iniciativa é da Associação Vida, integrada no projecto ‘Terceira Idade On-Line’ (TiO), e tem como objectivo celebrar o Dia Nacional dos Avós, que se comemora hoje.
26 de Julho de 2006 às 00:00
Em Almada, avós e netos prometem repetir a experiência
Em Almada, avós e netos prometem repetir a experiência FOTO: Gonçalo Oliveira
João Carlos Rodrigues, de 52 anos, é um dos avós que estarão presente em Almada para aproveitar a oportunidade e falar, em videoconferência, com o neto de quatro anos que estará numa escola em Alfama. “Vou aproveitar para falar um bocadinho com ele”, começou por explicar, sem esconder algum nervosismo: “Costumo usar a internet para escrever ao meu filho que está em Londres, mas ele ainda não tem câmara, por isso, nunca experimentei. Amanhã [hoje] será a primeira vez. Se correr bem vou começar a utilizar isso para falar com os meus amigos de Coimbra e Guimarães.”
Fernando Dantas, de 61 anos, ainda não é avô, mas também se inscreveu nesta iniciativa. Ao lado do filho Luís, de dez anos, Fernando mostra-se um entendido. “Há dois anos tirei um curso de operador de sistemas informáticos e, desde então, tenho usado a internet com frequência”, explicou Fernando, que pretende aprofundar os conhecimentos na área da videoconferência. Na opinião de Luís, o pai “até se safa bastante bem”.
Estreante nestas andanças cibernéticas, Conceição Cordeiro foi surpreendida pelo neto Carlos. “Ia a passear com a minha mãe e achei giro vir cá com a avó”, contou, lembrando que começou a mexer em computadores logo aos três anos: “A minha mãe, como é técnica de informática, incentivou-me.”
SANTA ANA E SÃO JOAQUIM
O Dia dos Avós é comemorado hoje porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus Cristo. Reza a história que Ana e Joaquim, que viviam em Nazaré, não tinham filhos. Todos os dias pediam a Deus que lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu e comunicou a Ana que estava grávida. À criança deram o nome de Maria que, mais tarde, concebeu Jesus Cristo.
LUTAR CONTRA EXCLUSÃO
A socióloga Elza Pais considera que esta iniciativa é muito importante. “Os idosos não podem ficar excluídos das nossas sociedades”, diz. Para a socióloga, a internet é uma das ferramentas essenciais para unir pessoas de todas as idades. “Conheço avós que comunicam com os seus netos através da internet e isso tem de ser incentivado”, reafirma.
Numa sociedade onde “a idade ainda é um factor de discriminação”, Elza Pais acredita que todos os esforços para inverter esta situação são de aplaudir. “Somos sempre diferentes de uma época para a outra e a nossa sociedade está a mudar”, diz, lembrando que 2007 será o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos.
"O INTERESSE É ENORME"
Teresa Pinto, presidente da Associação Vida, responsável pelo projecto TiO, é uma mulher orgulhosa com esta iniciativa. Ao CM diz que “é uma satisfação enorme ver o interesse que eles demonstram”. “É importante para estas pessoas, pois serve para quebrar a solidão a que muitas vezes estão submetidas”, acrescenta.
Uma opinião corroborada por Paulo Cortês, responsável pelo espaço AlmadaInforma, que junta um dado curioso: “A adesão nos centros urbanos é muito menor do que nos rurais. Existem muito mais pessoas inscritas no interior do que nas grandes cidades.” O decano dos participantes é Joaquim Costa, da Nazaré, com 90 anos.
OUTRAS NOTAS
RTP JUNTA 11 MIL
A ‘Praça da Alegria’ junta hoje mais de onze mil idosos junto ao pavilhão de Portugal. ‘Você na TV’, da TVI, também será especial. A SIC não tem nada previsto para assinalar a data.
PISCINA EM OEIRAS
Cerca de 150 idosos da Amadora, Sintra e Oeiras vão hoje à piscina Oceânica de Oeiras.
BALEIAS À VISTA
Dezenas de idosos de Angra do Heroísmo vão passear de barco para verem baleias junto à costa da ilha Terceira.
CHÁ DANÇANTE
Centenas de avós de Santo Tirso revivem, no Parque D. Maria II, o cenário dos chás dançantes. No ano passado foram à discoteca.
TRATAR DOS OLHOS
A clínica CliniAlba, em Lisboa, realiza hoje um rastreio oftalmológico gratuito a todos os avós interessados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)