Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Inundação fecha bloco de Escola Secundária em Vieira do Minho

Chuva partiu telhado e avariou dez computadores.
Fátima Vilaça e Lusa 13 de Abril de 2019 às 10:07
Edifício onde funciona a biblioteca e salas multimédia sofreu danos avultados
Chuva
Chuva
Edifício onde funciona a biblioteca e salas multimédia sofreu danos avultados
Chuva
Chuva
Edifício onde funciona a biblioteca e salas multimédia sofreu danos avultados
Chuva
Chuva
A chuva e o vento das últimas semanas provocaram a derrocada de parte da cobertura de um bloco da Escola Secundária de Vieira do Minho, levando ao encerrado preventivo do edifício.

O local onde funciona a biblioteca, espaços multimédia e uma sala de aulas sofreram danos elevados. Há, pelo menos, dez computadores estragados devido à inundação.

A Direção da escola está preocupada, não só com os danos causados, mas sobretudo com eventuais consequências para a saúde, já que o telhado danificado é de amianto.

"Estamos a falar de amianto e é preciso perceber qual é a verdadeira situação da cobertura, qual é a extensão dos danos e qual o perigo que deles pode resultar para a saúde", disse Jorge Pereira, da Direção da Escola.

Desde quinta-feira que o bloco está isolado e deverá manter-se assim. "Esperamos que até ao início do terceiro período letivo o problema esteja resolvido, porque nestas condições o bloco não pode funcionar", sublinhou.

O mesmo responsável adiantou que o Delegado de Saúde foi à escola e alertou para a necessidade de uma intervenção "urgente".

PORMENORES
Requalificação pendente
A Câmara de Vieira do Minho e o Ministério da Educação assinaram, em 2016, um acordo para a requalificação da Escola Vieira de Araújo, mas as obras ainda não arrancaram. Dos três concursos abertos, dois ficaram vazios, enquanto o vencedor do 3º não reuniu as condições necessárias para assumir a obra.

Alunos protestaram
Após um protesto de alunos e pais em fevereiro passado, a exigir a realização das obras, a Câmara de Vieira do Minho lançou novo concurso, mas o procedimento ainda decorre.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)