Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Inundações deixam rasto de destruição

Bastaram vinte minutos de chuva intensa para lançar o caos na cidade de Évora, durante a madrugada de ontem. A tromba de água levou a mais de 70 pedidos de ajuda aos Bombeiros naquele distrito.
5 de Novembro de 2012 às 01:00
No beco da rua da Cooperativa, em Évora, todas as casas ficaram inundadas depois da enxurrada
No beco da rua da Cooperativa, em Évora, todas as casas ficaram inundadas depois da enxurrada FOTO: Pedro Galego

Só na cidade Património Mundial, os soldados da paz acorreram a mais de 50 ocorrências, a partir das 05h00, sobretudo inundações em casas, estradas, garagens e lojas. Há ainda outros relatos de mau tempo e de destruição um pouco por todo o País.

"A lama acumulou-se nos esgotos, que não deram vazão a tanta água. As rotundas da cidade estavam quase todas alagadas. Fomos ainda chamados para várias ocorrências em casas e lojas", relatou ao CM Rogério Santos, comandante dos Bombeiros Voluntários de Évora, visivelmente cansado da madrugada de azáfama. No bairro Senhora da Glória, os moradores não tiveram mãos a medir.

"A água estava quase a um metro de altura. Os electrodomésticos estão estragados e as coisas todas molhadas", disse ao CM Angélica Barbosa, septuagenária que teve de ser retirada de casa com ajuda de vizinhos. O mau tempo no Alentejo causou só danos materiais.

Em Lisboa, a chuva não deu tréguas aos Sapadores e PSP de madrugada, principalmente entre as 00h00 e as 04h00 – os bombeiros acorreram a 33 inundações. Em Benfica, um monte com seis metros de altura cedeu e vários rochedos enlameados foram aterrar em cima de dois carros estacionados, causando vários estragos. Na rua Rodrigo da Fonseca, a queda de uma árvore atingiu e danificou quatro veículos – uma carrinha ficou com os vidros partidos e a estrutura destruída. Junto à av. da Liberdade, um prédio perdeu parte da fachada, que atingiu um carro. Durante o dia, os bombeiros foram a dezenas de ocorrências relacionadas com o temporal.

MAU TEMPO DESTRUIÇÃO DESALOJADOS PAÍS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)