Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

'Máfia das rendas' ganha milhares com o desespero dos portugueses que procuram casa

Criminosos publicam anúncios falsos de apartamentos de luxo, a preços baixos. Muitos vezes as habitações nem sequer existem.
Nuno de Sousa Moreira 28 de Agosto de 2019 às 21:17
A carregar o vídeo ...
Ana perdeu mais de mil euros ao confiar na palavra de uma pessoa que se fez passar por proprietário de um imóvel, em Lisboa.

O Investigação CM desta quarta-feira desmantelou uma rede internacional de burlões que está a ganhar muitos milhares de euros com o desespero dos portugueses, que procuram casa em Lisboa e no Porto a preços acessíveis.

São criminosos que publicam anúncios falsos de apartamentos de luxo, a preços muito baixo, dos quais não são proprietários, ou que, muitas vezes, nem sequer existem para extorquir dinheiro aos potenciais inquilinos.

O desespero faz com que as vítimas não desconfiem do negócio e acabem por confiar na palavra de desconhecidos que, atrás do computador e em qualquer parte do mundo, conseguem levar milhares de euros pagos pelas pessoas que tentam reservar estes apartamentos a preços de saldo.

O Investigação CM falou com os burlões e também com algumas das vítimas, que têm aumentado nos últimos anos. Começamos por olhar para o relato de uma das vítimas que denunciaram o caso ao Investigação CM.

Ana foi apanhada por esta rede internacional de burlões. Confiou na palavra de uma pessoa que assumiu uma identidade falsa e fez-se passar por proprietário de um imóvel em Lisboa. A mulher perdeu mais de mil euros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)