Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Suspeito de burla recebeu fundos europeus durante quase 20 anos por terreno abandonado

Proprietários só descobriram o esquema por parte de um terceiro quando tentaram vender o terreno, em Leiria.
Diogo Carreira 29 de Agosto de 2019 às 21:18
A carregar o vídeo ...
Suspeito de burla recebeu fundos europeus durante quase 20 anos por terreno abandonado
O Investigação CM desta quinta-feira revela mais casos de burlas com fundos europeus destinados à agricultura.

Os donos de um terreno em Leiria descobriram que um conhecido recebeu dinheiros europeus durante quase 20 anos sem nunca investir no terreno abandonado.

Manuel e André tiveram um terreno parado, ao abandono, durante cerca de duas décadas. Nao queriam acreditar que durante todo esse tempo alguém recebeu milhares de euros de dinheiros públicos à conta de mato e arbustos. Só descobriram a situação porque há pouco tempo quiseram vender o terreno.

Conhecem bem o homem. Aliás, tiveram negócios com ele nos anos 90. E a burla terá mesmo começado aí. Houve um ano em que o suspeito de receber dinheiro ilicito de fundos comunitários pediu as terras emprestadas aos dois irmãos. Nunca pagou, nem deu nada em troca. O contrato duraria apenas e só um ano.

E durante 20 anos as terras estiveram ao abandono. Mato, silvas e arbustos sem sinal de vida. Mesmo em pousio as terras nunca podem estar totalmente ao abandono e é a propria União Europeia que o explica.

A pessoa em causa não negou que usufruiu das terras. Prontificou-se a retirar o nome dos terrenos mas apenas quando foi descoberto pelos dois irmaos. No entanto, o dano estava feito: durante esses 20 anos foram os dois irmaos que pagaram todos os impostos devidos ao Estado. A terra abandonada que deu subsídio a outro custou-lhes perto de 25 mil euros.

O Investigaçao CM tentou contactar o visado por estes proprietários mas apenas recebeu insultos por parte deste homem.

CMTV Investigação questões sociais crime lei e justiça política tribunal autoridades locais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)