Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Irmão de Eucrides detido

Por entre os jovens dos bairros do Casal da Mira e Santa Filomena, na Amadora, que corriam em frente ao Campus da Justiça com a polícia atrás, estava Maria Varela, mãe de Eucrides, que também não conseguiu evitar os empurrões. O filho Carlos, de 22 anos, estava no meio da confusão e saiu de lá a sangrar da cabeça e do nariz.
16 de Janeiro de 2010 às 00:30
Carlos (de camisola às riscas) a ser detido perante os pais
Carlos (de camisola às riscas) a ser detido perante os pais FOTO: Pedro Catarino

Segundo a PSP 'o jovem resistiu à acção e agrediu elementos policiais'. Acabou detido. Também teve de receber tratamento hospitalar. Ao que o CM apurou, o jovem já tem antecedentes criminais por furtos, roubos e receptação. O pai, Miguel Varela, acusou a PSP de violência. 'O meu filho não é nenhum animal. Ficou muito ferido', disse ao CM.

Em relação à condenação de Ruben Moreno a 16 anos de prisão, o pai do falecido Eucrides disse não ter ficado contente. 'O Eucrides morreu e não são aqueles 16 anos que o vão castigar. Deveria ter apanhado uma pena muito maior ou ficar para sempre na cadeia', acrescentou, revoltado.

Luís Oom, advogado da família, considerou que a pena 'não foi exagerada', criticando ainda as penas suspensas de um ano e seis meses dos restantes quinze arguidos. 'Os jovens ficaram com sentimento de impunidade.'

ARGUIDOS AFASTARAM-SE

Durante a leitura da sentença, a juíza foi clara para os quinze arguidos acusados de participação em rixa e introdução em local vedado ao público: caso se envolvessem em situações problemáticas iriam ser fortemente punidos. E foi por isso que, aquando das agressões, acompanhados dos advogados, se afastaram do cenário de confrontos.

NOTAS

ARGUIDOS: EDUCAÇÃO À FORÇA

Os quinze arguidos foram obrigados pelo tribunal a completar a educação escolar e a participar em actividades lúdicas extracurriculares, cujo incumprimento pode dar prisão

PSP: CHOQUES ELÉCTRICOS

Carlos Varela acusa a PSP de o ter torturado quando foi acompanhado à esquadra dos Olivais. 'Deram-me choques eléctricos', disse. Será ouvido em processo sumário no dia 26

TRIBUNAL: ARMADOS COM FACAS

Numa das primeiras sessões do julgamento, a PSP apreendeu um saco com quatro facas que amigos de Eucrides esconderam nas imediações do Campus da Justiça.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)