Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Irmãos Correia vão a julgamento

O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decidiu levar a julgamento Hélder, Benjamim e Natalino, irmãos do segurança Ilídio Correia, assassinado em Dezembro de 2007 durante o caso ‘Noite Branca’.
23 de Outubro de 2010 às 00:30
Irmãos do segurança Ilídio Correia, assassinado em Dezembro de 2007, vão ser julgados
Irmãos do segurança Ilídio Correia, assassinado em Dezembro de 2007, vão ser julgados FOTO: Nuno Fernandes Veiga

Os três seguranças, que durante o debate instrutório negaram os crimes de ameaça, extorsão e segurança ilegal de que estão acusados, irão sentar-se no banco dos réus juntamente com outros dez arguidos. A juíza Isabel Ramos não teve dúvidas e decidiu pronunciar os irmãos por 31 crimes.

"Dúvidas não temos de que os arguidos cometeram os crimes que lhes são imputados na acusação", lê-se no despacho de pronúncia.

A magistrada rejeitou ainda as nulidades invocadas pelos advogados no debate instrutório. Os causídicos alegaram que as escutas realizadas durante a investigação não podiam ser valoradas, pois a moldura penal do crime de segurança ilegal não prevê que tais elementos sejam utilizados como meios de prova. A juíza considerou, no entanto, que as escutas foram realizadas em conformidade com a lei. O tribunal salientou ainda que tal método de investigação foi utilizado apenas para investigar outros crimes. "Durante a investigação, tivemos conhecimentos fortuitos que nos levaram a perceber que os arguidos exerciam segurança ilegal", tinha já afirmado a procuradora durante a instrução.

Homicídio Julgamento Segurança Porto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)