Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Irmãos fazem razia em moradias de Verão

A primeira queixa foi apresentada há cerca de quatro anos. No entanto, a GNR de Mafra acredita que o grosso da vaga de furtos a casas de férias situadas nos concelhos limítrofes à Auto-estrada do Oeste (A8) aconteceu durante os últimos dois anos. Por detrás da onda de assaltos estão três irmãos de Lisboa, de 41, 48, e 49 anos, que anteontem foram detidos na posse de material furtado estimado em dezenas de milhares de euros.
20 de Julho de 2006 às 00:00
Durante o inquérito, que o Ministério Público entregou ao Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Mafra, foram reunidas 150 queixas de furtos em residências. A preferência do gang residia claramente nas moradias de Verão, situadas nos concelhos de Mafra, Torres Vedras, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval e Caldas da Rainha.
“Dois elementos do gang faziam os furtos e o terceiro escoava o material. Os indivíduos usavam um automóvel ou uma carrinha de mercadorias para carregar o material roubado”, disse ao CM o capitão Mauro Ferreira, da GNR de Mafra.
Actuando sempre à noite e na ausência dos legítimos proprietários, os assaltantes deitavam mão a tudo quanto podiam. “Assaltavam com intervalos regulares de duas semanas. De cada vez furtavam entre três a cinco moradias”, acrescentou o oficial da GNR.
No domingo à noite, pouco depois de mais um furto, uma brigada do NIC da GNR de Mafra esteve quase a conseguir deter os três suspeitos. Os irmãos acabaram por ser apanhados ao princípio da manhã de terça-feira. Um grupo de 40 militares deu cumprimento a cinco mandados de busca às residências dos detidos, todas situadas em Lisboa. Para além das detenções, foi apreendido um lote enorme de material furtado.
OUTROS ASPECTOS
BILHETES
Conscientes de que tinham a GNR ‘à perna’, os assaltantes chegaram a deixar nas moradias onde entravam bilhetes escritos em russo e CD de música brasileira, tudo para dar falsas pistas aos investigadores.
FRALDAS
O lote de material apreendido durante as buscas de terça-feira é enorme. No meio de electrodomésticos, DVD, CD, sistemas de som e garrafas de bebida, os militares da GNR encontraram até fraldas e artigos sanitários.
TRIBUNAL
Os três irmãos serão presentes, pelas 10h00 de hoje, perante um juiz de instrução criminal do Tribunal de Mafra. Ao que apurou o CM, apenas um deles já cumpriu pena de prisão efectiva, também por furtos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)