Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Ivo à espera de julgamento

O julgamento de Ivo Ferreira, o cineasta português detido no Dubai desde 4 de Abril, acusado de consumo de haxixe, ainda não tem data marcada, indicou ontem ao Correio da Manhã fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
1 de Maio de 2005 às 00:00
Português preso no Dubai
Português preso no Dubai FOTO: d.r.
Na sexta-feira, quer o MNE quer a família de Ivo Ferreira admitiam como possível que o julgamento se realizasse ontem – primeiro dia da semana no Dubai. “Não houve julgamento e não há qualquer indicação de quando poderá ocorrer”, disse Carneiro Jacinto, porta-voz do MNE. Uma familiar do cineasta, contactada pelo CM, afirmou também “não ter qualquer notícia”.
A situação do cineasta português, detido por consumo de haxixie, foi comentada ontem pelo Presidente da República, tendo Jorge Sampaio considerado que “o excesso de barulho” em torno do caso pode prejudicar as diligências oficiais.
O Governo português entregou, na quinta-feira, um pedido de clemência às autoridades do Dubai, mas ainda não obteve qualquer resposta.
Ivo Ferreira, que se encontrava há cerca de três meses a produzir documentários para a televisão estatal do Dubai, foi detido a 4 de Abril, em casa. Um cidadão indiano foi também preso na altura e está acusado de tráfico de droga.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)