Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Jardins ao abandono

Mal equipados e pouco seguros, assim são os espaços verdes nas cidades portuguesas. Quem avalia é a associação de defesa dos consumidores Deco após visita a sete parques de cinco localidades. Os menos maus são o Eduardo VII, em Lisboa, e o da Cidade do Porto.
28 de Julho de 2006 às 00:00
As câmaras municipais não dão aos espaços verdes a devida importância
As câmaras municipais não dão aos espaços verdes a devida importância FOTO: Marta Vitorino
No âmbito do estudo publicado na edição de Agosto/Setembro da revista ‘Teste Saúde’, foram também visitados os parques Verde do Mondego (Coimbra), Tejo e Amália Rodrigues (ambos em Lisboa), dos Poetas (Oeiras) e da Cidade (Beja). Em todos foram detectadas falhas, que passam pela ausência de sombras, falta de equipamento – bebedouros, iluminação, caixotes do lixo – e pouco interesse em valorizar o espaço com estruturas recreativas para crianças e idosos.
NOMES DAS ÁRVORES
Notando que as entidades responsáveis pela gestão destes parques são, em regra, as autarquias, a Deco lembra-lhes o dever de garantir “a manutenção de relvados e outras plantas com sistemas de irrigação adequados”, bem como o bom estado do pavimento.
Em matéria de segurança, apenas dois parques (da Cidade do Porto e dos Poetas) cumprem os requisitos mínimos. Os restantes ‘chumbam’ neste critério, porque, estando abertos toda a noite, a iluminação é deficiente, ou porque o policiamento é raro, quando não inexistente.
Dos espaços visitados só o Parque Eduardo VII e o de Coimbra fornecem alguma informação sobre a vegetação que ali se encontra. Nos demais faltam placas com a indicação do nome das árvores e dos arbustos.
PARQUES VISITADOS
CIDADE DO PORTO
Bom estado da vegetação. Falha a informação.
EDUARDO VII
Bons acessos e serviços. Falta segurança.
VERDE DO MONDEGO
Poucas estruturas recreativas e falhas de segurança.
TEJO
Bons acessos e serviços. Falta de segurança e informação.
AMÁLIA RODRIGUES
Caminhos em bom estado. Faltam estruturas recreativas.
POETAS
Pouca variedade ecológica. Caminhos em bom estado.
CIDADE DE BEJA
Más condições de segurança. Valem os espaços com água.
Ver comentários