Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

“João Paulo II foi o Papa dos direitos humanos”

D. António Marto, bispo da diocese Leiria-Fátima, falou ao 'CM' sobre João Paulo II numa altura em que se assinalam quatro anos da morte do Papa polaco.
3 de Abril de 2009 às 00:20
“João Paulo II foi o Papa dos direitos humanos”
“João Paulo II foi o Papa dos direitos humanos”

Correio da Manhã –Assinalam-se hoje [ontem] quatro anos da morte de João Paulo II. Que herança deixada por Sua Santidade permanece ainda bem viva em todo o Mundo?

D. António Marto – Todo o envolvimento do Mundo na morte de João Paulo II, de santa memória, como nos foi transmitido pelos Media, mostra que ele ficará na História como uma das duas ou três grandes figuras religiosas, morais, culturais e políticas que marcaram o século XX.

– Como caracteriza aquele que ficou conhecido como o Papa peregrino?

– Foi o Papa da coragem, da fé, do diálogo interreligioso, dos direitos humanos e da defesa da liberdade contra todos os totalitarismos.

– O que mudou no seio da Igreja Católica com a partida de Karol Wojtyla?

– A Igreja hoje continua na mesma linha, embora numa fase da História mais marcada pelo pessimismo relativamente ao futuro.

– Vai ser difícil aparecer outro Papa com tanta devoção à Nossa Senhora de Fátima como revelou, desde sempre, João Paulo II?

– É algo que não podemos prever, como também não era previsível a sua ligação a Fátima, antes do atentado de 1981.

– A beatificação de João Paulo II, desejada também por Bento XVI, será um motivo de alegria especial para os cristãos, sobretudo para os portugueses?

– Sem dúvida alguma, porque a sua humanidade e a sua fé serão ponto de referência de santidade cristã

– Que momento do Papa João Paulo II recorda com especial carinho. Que imagem lhe ficou na memória?

– O seu rosto de pai afectuoso, particularmente na fase final de sofrimento, em que era visível a sua profunda união com Cristo e o seu amor à humanidade.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)