"Hoje estou maluco". Foram as palavras ditas por Cláudio Pereira, de 17 anos, horas antes de matar com um tiro na cabeça Diogo Pereira, de 26 anos, e atingir com um disparo no peito um amigo da vítima mortal, de 25, na casa de banho do bar Praxe, em Paredes, a 29 de maio.
Segundo a acusação do Ministério Público (MP), perto das 04h00 Cláudio dirigiu-se ao estabelecimento de diversão noturna. No interior de uma bolsa que usava a tiracolo levava uma arma de fogo de calibre 6,35 mm que não foi detetada na revista feita à entrada do bar. O jovem encaminhou-se para a zona VIP do espaço. Nesse local contactou com várias pessoas, entre elas uma mulher a quem mostrou a arma, sem a tirar da bolsa. Foi nesse momento que disse "hoje estou maluco", refere o MP.
Na mesma noite, pelas 04h48, chega ao bar Diogo Pereira, juntamente com três amigos, entre eles o outro jovem baleado. O grupo segue também para a zona VIP. De acordo com o MP, arguido e vítimas não se conheciam e enquanto estiveram no bar nunca interagiram.
Às 06h11, Diogo e o amigo deslocaram-se à casa de banho do estabelecimento e três minutos depois também Cláudio segue para lá. Sem qualquer discussão ou conflito, em apenas um minuto, o arguido empunhou a arma na direção da cabeça de Diogo, quando este estava de costas, não se apercebendo da sua chegada. Disparou à traição. O jovem morreu dois dias depois no Hospital de São João, no Porto. O amigo assistiu a tudo e ficou em choque. Nesse momento, Cláudio voltou a disparar, atingindo-o no peito, pondo-se em fuga. Já na Avenida Central de Gandra, tentou roubar um carro a uma mulher, sem sucesso.
Segundo a acusação, Cláudio incorre em quatro crimes: homicídio qualificado, homicídio qualificado na forma tentada, posse de arma proibida e roubo qualificado na forma tentada.
Pormenores
Segurança viu Cláudio
Na origem do crime terão estado "razões de ordem fútil", lê-se na acusação. Um segurança do bar ainda viu Cláudio, que está em prisão preventiva, na casa de banho com a arma na mão.
Baleado no peito recuperou
O jovem baleado na zona do peito foi transportado também para o hospital em estado grave. Submetido a cirurgia, teve alta médica a 7 de junho.
Histórico de violência
Aos 13 anos, Cláudio, que é ex-namorado da filha de Marco ‘Orelhas’, já tinha esfaqueado um outro jovem no Porto.