Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Jovem leva 17 anos de cadeia por matar pai à machadada em Barcelos

Quando cometeu o crime, a 26 de julho do ano passado, Pedro tinha 16 anos de idade.
Secundino Cunha 22 de Julho de 2020 às 09:05
A carregar o vídeo ...
Jovem leva 17 anos de cadeia por matar pai à machadada em Barcelos
O Tribunal de Braga condenou a 17 anos de cadeia o jovem que há um ano matou o pai à machadada, na freguesia de Pereira, Barcelos. Quando tirou a vida ao pai, com vários golpes de machada, Pedro Daniel Ribeiro tinha 16 anos de idade. Foi no dia 26 de julho do ano passado.

Logo nesse dia, confessou o crime à Polícia Judiciária de Braga, confissão que repetiu no julgamento e que levou o coletivo de juízes a determinar uma pena de 17 anos de prisão.

O jovem explicou que matou o pai com o objetivo acabar com o “inferno” que o progenitor criava em casa. Disse que o pai andava constantemente embriagado e que discutia todos os dias com a mãe, sobretudo por questões de dinheiro. Além disso, Pedro Ribeiro alegou que ficava intimidado com os “toques” que o pai lhe dava, nas costas e na zona das virilhas, atribuindo-lhes cariz sexual.

O crime teve lugar um dia depois de a vítima, Adélio Longras Ribeiro, de 52 anos, ter regressado de França, onde tinha estado seis meses emigrado. Pedro disse em tribunal que os seis meses em que o pai esteve em França foram os melhores dias das vidas dele e da mãe.

Descarrega raiva com golpes de machada
O dia começou com a habitual discussão entre Adélio Ribeiro e a mulher. Como sempre, por causa de dinheiro. A mulher foi trabalhar e Adélio “dormitar” para o quarto. Inebriado de raiva e cansado de ver o pai a maltratar a mãe, Pedro foi buscar uma machada, entrou no quarto do progenitor e desferiu um número indeterminado de golpes, na cabeça, na face, no peito, nos membros e nos órgãos genitais, provocando-lhe a morte .
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)