Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Jovem futebolista salvo de afogamento

Vítima de 12 anos reanimada depois de ser retirada de piscina.
Pedro F. Guerreiro e Rui Pando Gomes 23 de Junho de 2016 às 08:08
Acidente aconteceu na piscina do hotel Yellow, uma das maiores unidades hoteleiras de Monte Gordo
Acidente aconteceu na piscina do hotel Yellow, uma das maiores unidades hoteleiras de Monte Gordo FOTO: André Cravinho
Um jovem futebolista com 12 anos foi salvo numa piscina de um hotel, em Monte Gordo, depois de ter sido encontrado em estado de pré-afogamento, na terça-feira.

O alerta foi dado pelas 19h00, para uma situação de afogamento na piscina do hotel Yellow, no concelho de Vila Real de Santo António. O jovem de 12 anos acabou por ser retirado da piscina e ser alvo de reanimação no local, antes da chegada dos elementos dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e do INEM. A vítima foi transportada, já estabilizada, para o Hospital de Faro e teve alta hospitalar durante o dia de ontem.

Ao que o CM apurou, o jovem estava integrado numa das mais de 200 equipas que estão a disputar a Copa do Guadiana, um torneio de futebol juvenil que decorre no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e junta mais de 4000 atletas. O CM contactou o hotel Yellow, mas não obteve nenhum esclarecimento sobre o incidente.

Segundo dados da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), nos últimos 13 anos ocorreram 215 afogamentos com desfecho fatal em crianças e jovens. Por outro lado, foram registados 512 internamentos na sequência de afogamentos.

"Estes casos são mais frequentes em crianças mais pequenas em ambientes construídos", explicou ao CM Helena Botte, secretária-geral da APSI, que defende que as unidades hoteleiras deviam ter "vigilantes com formação em suporte básico de vida".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)