Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Jovens escapam em queda numa barragem

Um passeio na barragem do Caldeirão, na Guarda, quase acabou em tragédia quando dois jovens caíram de uma altura de 15 metros, domingo à noite, e tiveram de ser resgatados por um helicóptero.
24 de Maio de 2005 às 00:00
O acidente aconteceu pelas 21h40, quando quatro amigos decidiram ir a um miradouro, descendo até à ponte antiga que ligava as aldeias de Chãos a Trinta e Maçainhas. Ao subirem de regresso à estrada, David, de 23 anos, “escorregou e arrastou-me com ele numa queda de uns 10 a 15 metros”, contou Ângela, de 20 anos.
“Apanhámos um grande susto, não sei se volto a escalar desta maneira”, acrescentou a jovem vítima. “A nossa sorte foi não ter sido uma queda livre. Fomos escorregando, parando a uns dois metros da água. Ali ficámos ainda bastante tempo até nos tirarem. Apesar de nos terem tapado, ficámos gelados”, explicou Ângela, que como David teve de ser resgatada por helicóptero.
Os sinistrados já tiveram alta hospitalar, após receberem tratamento a ferimentos ligeiros.
“O rapaz ficou internado durante algumas horas, devido a estar com hipotermia, apresentando ainda algumas escoriações ligeiras. A jovem teve alta pouco depois. Tinha uma entorse no pé esquerdo, uma fractura na clavícula e escoriações várias”, explicou Maria Adelaide Campos, médica do serviço de urgências do Hospital Sousa Martins, na Guarda.
O alerta para o acidente foi dado pelos dois jovens que saíram ilesos – Alcides, de 19 anos, e Lisdália, de 21 anos – e a operação de resgate, feita com a ajuda do helicóptero do Serviço Nacional de Bombeiros de Santa Comba Dão, ficou concluída pelas 22h50 horas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)