Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Judiciária apanha sete contrabandistas de tabaco

Vinham da Holanda com destino ao Reino Unido, mas foi a passagem por Portugal que ‘traiu’ os contrabandistas. Quanto tentavam passar a ‘caravana’ – seis automóveis, um tractor semi-reboque e outro semi-reboque – na zona Norte do País, os sete homens tinham à sua espera a Polícia Judiciária.
27 de Julho de 2005 às 00:00
Afinal, o transporte, aparentemente lícito, de mercadoria têxtil, não passava de um embuste para esconder tabaco – onze milhões e quinhentos mil cigarros.
Resultado: mercadoria apreendida e os sete homens, todos portugueses e residentes no Grande Porto, foram detidos.
Estava então concluída a operação ‘Trucker’, levada a cabo pela Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF).
Fonte da DCICCEF disse ao CM que esta operação “veio na sequência de um pedido de colaboração das autoridades holandesas, depois de ter sido desmantelada uma fábrica na Holanda, mas continuar a haver material em trânsito”.
E o facto de o contrabando, com destino ao Reino Unido, passar por Portugal, não surpreende a mesma fonte: “Por questões alfandegárias, passam por diversos países”.
Presentes a tribunal, os sete portugueses ficaram sujeitos à medida de coacção de termo de identidade e residência, acrescida de caução para dois deles.
Ver comentários