Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Judiciária nas mãos dos ingleses

A amostra de sangue recolhida no carro dos McCann, entre os outros vestígios enviados para o laboratório de Birmingham, é crucial à PJ na investigação à provável morte de Madeleine no apartamento da Praia da Luz. Os resultados tardam em chegar e as autoridades inglesas “fecham-se em copas”, reconhece ao CM fonte ligada à investigação.
28 de Agosto de 2007 às 00:00
Gerry pensa em voltar a casa, apesar dos conselhos para ficar
Gerry pensa em voltar a casa, apesar dos conselhos para ficar FOTO: Luís Forra/Lusa
Uma fonte do gabinete de comunicação do Forensic Science Service garante ao CM a “estreita ligação” com a polícia portuguesa, mas certo é que 21 dias depois ninguém em Inglaterra avança com uma data para os resultados finais.
Afastada a tese de rapto, todos os indícios fazem com que a investigação avance “cada vez mais em círculo”, recorda um inspector, lamentando que este atraso possa pôr em causa futuras diligências – os eventuais interrogatórios aos pais da menina inglesa e ao círculo próximo de Kate e Gerry, amigos do casal que também passavam férias no aldeamento Ocean Club durante os primeiros dias de Maio.
Entre as preocupações dos inspectores, apurou o CM, está a crescente vontade do pai de Maddie em voltar a Inglaterra. “Ficar em Portugal pode estar a tornar-se contraproducente”, justificou Gerry em visita a Edimburgo, Escócia, apesar dos conselhos da Judiciária em não sair do Algarve durante esta fase da investigação.
Depois de chegar ao Reino Unido, o pai da menina só regressa para inquirições na PJ de Portimão “se assim o entender”, observa um jurista contactado pelo CM. Gerry insiste em reassumir o cargo de cardiologista no Reino Unido e, na sua perspectiva, o regresso a casa até serviria para “diminuir toda a especulação” em torno do casal – depois de os inspectores, no início deste mês, terem finalmente assumido a tese de morte como prioritária na investigação.
Para já, é possível e até provável que os resultados preliminares dos exames tenham conduzido a nova bateria de testes – para que, no final, não restem dúvidas à Judiciária.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)