Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Juiz analisa acidente de viação com seis mortos

Um dos cinco condutores acusados de homicídio por negligência no caso do duplo acidente ocorrido em 2010 na A25, em Sever do Vouga, que causou seis mortos, pediu a abertura de instrução do processo, disse esta segunda-feira fonte judicial.
5 de Novembro de 2012 às 09:53
homicídio, negligência, acidente, mortos, a25, sever do vouga, talhadas, tribunal, juiz
homicídio, negligência, acidente, mortos, a25, sever do vouga, talhadas, tribunal, juiz

As duas colisões em cadeia que ocorreram em cada um dos sentidos da A25, junto ao nó de Talhadas, envolvendo mais de meia centena de veículos, deram origem a dois processos autónomos.

No primeiro acidente, que aconteceu no sentido Aveiro-Viseu, o Ministério Público (MP) acusou quatro condutores, com idades entre os 35 e os 67 anos, tendo um deles pedido a abertura de instrução.

Trata-se de um português radicado no Brasil que conduzia um veículo ligeiro de passageiros onde seguia também a sua mulher, que morreu no acidente.

Além deste arguido, houve um condutor de um veículo que se incendiou e onde viajavam a sua avó e uma tia, que vieram a falecer, que se constituiu como assistente no processo e também requereu a abertura de instrução.

O caso passará agora para a alçada do juiz de instrução criminal de Águeda, que irá decidir se o processo segue para a fase de julgamento ou se será arquivado.

Quanto ao segundo acidente, em que foi deduzida acusação contra o condutor de um pesado de mercadorias, de 31 anos, já seguiu para julgamento.

Os acidentes ocorreram cerca das 16h00 do dia 23 de Agosto de 2010, numa altura em que a visibilidade era reduzida, devido ao nevoeiro intenso e chuva, e provocaram seis mortos, incluindo uma criança de oito anos, e 63 feridos.

O primeiro choque ocorreu no sentido Aveiro-Viseu, registando-se o segundo, no sentido inverso, poucos minutos depois e a poucas centenas de metros de distância.

O MP concluiu que os embates ocorreram como consequência da "falta de atenção" por parte dos arguidos, tendo em conta as más condições atmosféricas e o pavimento molhado.

homicídio negligência acidente mortos a25 sever do vouga talhadas tribunal juiz
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)