Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Juiz Rui Rangel suspeito de receber luvas de um milhão na Operação Lex

Magistrado nega que namorada estagiária fez acórdãos.
Ana Isabel Fonseca 14 de Setembro de 2020 às 01:30
Juiz Rui Rangel
Juiz Rui Rangel FOTO: Manuel Azevedo
O juiz Rui Rangel é suspeito de ter recebido um milhão de euros em luvas para influenciar decisões judiciais ao longo dos anos. O dinheiro terá sido recebido entre 2005 e 2017 por um advogado, que seria o testa de ferro do magistrado, agora demitido.

As conclusões, que foram avançadas pela TVI, resultam da investigação da operação Lex. A acusação deverá ser deduzida em breve. A investigação terá ainda apurado que estas luvas serviam para pagar desde rendas até às contas correntes. O dinheiro terá passado não só pelas contas do advogado, mas também pelas da ex-mulher, Fátima Galante, e de duas namoradas de Rangel.

A TVI avançou ainda que, só de José Veiga, o juiz recebeu 345 mil euros. Em causa estava o recurso de um processo administrativo e fiscal, que corria na Relação. Terá sido também graças a Veiga que o juiz adquiriu um BMWX 6, de 47 mil euros, e um smart. Rui Rangel é ainda suspeito de ter permitido que uma das namoradas, que era advogada estagiária, elaborasse por si os acórdãos da Relação de Lisboa. O juiz já negou este facto.
Rui Rangel José Veiga TVI Lex crime lei e justiça investigação justiça e direitos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)