page view
06 de julho de 2021 às 07:40

Julgamento de Ricardo Salgado arranca com primeira testemunha a recusar falar

O ex-banqueiro Ricardo Salgado, de 77 anos, começa esta terça-feira a ser julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros no âmbito do processo Operação Marquês, após dois anteriores adiamentos. NO entanto o arguido não compareceu ao tribunal para a sessão. Esta é a terceira vez que Salgado falha a presença no Campus de Justiça. 

A sessão com lugar marcado no Campus da Justiça, em Lisboa, onde o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) seria julgado por um coletivo do Juízo Criminal de Lisboa presidido pelo juiz Francisco Henriques.

O início do julgamento esteve previsto para 07 de junho, mas foi adiado devido ao prazo para a defesa -- a cargo do advogado Francisco Proença de Carvalho - apresentar a contestação à acusação do Ministério Público (MP), que não havia ainda terminado nessa data.

Terça-feira, 06 de julho de 2021 às 14h30

Por volta das 14h00 desta terça-feira um grupo de manifestantes juntou-se perto do Campus da Justiça para representar os lesados do Banco Espírito Santo (BES). 

Os manifestantes cumpriam o objetivo de representar todos os lesados do BES quando um dos protestantes foi obrigado pela PSP a retirar a máscara de proteção à Covid onde estava escrito "roubados BES". Mais tarde o mesmo agente voltou a abordar o homem e avisou que "não podia exibi-la". 

Ao CM, Jorge Novo explicou "disseram-me para tirar a máscara. A polícia aconselhou-me a ser um cidadão comum".

Terça-feira, 06 de julho de 2021 às 14h58

A primeira testemunha é Francisco Machado da Cruz que foi contabilista do GES, entre 2004 e 2014. É arguido no processo universo GES.

"Fui acusado no processo universo Espirito Santo. 36 crimes", começa por dizer a testemunha que diz que preferia não responder a nada.

O juiz alertou que Francisco tem o dever de responder, tendo o direito de não responder aquilo que considera o incriminar. "Há sanções penais", disse o magistrado.

Terça-feira, 06 de julho de 2021 às 15h06

Após ser alertada pelo coletivo de juízes, a primeira testemunha decidiu respondeu a algumas questões feitas pelo procurador Vítor Pinto.

Respondeu sobre como conheceu Hélder Bataglia e confirmou que foi administrador da BES Enterprises.

Machado da Cruz responde agora às perguntas da defesa de Ricardo Salgado.

Terça-feira, 06 de julho de 2021 às 15h21

A segunda testemunha a falar foi Michel Canals, gestor de fortunas suíço.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8