Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Julgamento de Vale e Azevedo marcado para 25 de Setembro

O julgamento de João Vale e Azevedo, acusado de alegado peculato de quatro milhões de euros do Benfica, foi programado para 25 de Setembro deste ano, revelou à agência Lusa uma fonte judicial.
6 de Janeiro de 2012 às 12:39
João Vale e Azevedo, acusado de alegado peculato de quatro milhões de euros do Benfica, deverá começar a ser julgado a 25 de Setembro
João Vale e Azevedo, acusado de alegado peculato de quatro milhões de euros do Benfica, deverá começar a ser julgado a 25 de Setembro FOTO: JONATHAN BRADY/EPA/LUSA

A primeira audiência esteve marcada para 12 de Outubro de 2011, mas o juiz do processo optou por não realizar o julgamento à revelia do arguido e decidiu adiar "sine die", dada a impossibilidade de notificação de Vale e Azevedo, na altura a residir em parte incerta em Londres.

Em Julho de 2010, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Ministério do Interior britânico que indicasse a morada de Vale e Azevedo, uma vez que estava (e continua) a decorrer nos tribunais britânicos um pedido de extradição do advogado, no âmbito do processo Dantas da Cunha.

Na resposta à carta rogatória da PGR, as autoridades inglesas referiram que "a morada está incompleta" e que "resultaram infrutíferas as relevantes pesquisas para encontrar o correcto endereço" em Londres de Vale e Azevedo. 

A 3.ª Vara Criminal de Lisboa já tem informação do endereço de Vale e Azevedo na capital britânica e enviou carta rogatória para as autoridades judiciais da Grã-Bretanha para a notificação do arguido.

No despacho datado de 19 de Dezembro, a que a agência Lusa teve acesso, o juiz do processo reconheceu "as vicissitudes" que a acção tem sofrido, pelo que o magistrado concluiu que a notificação não será realizada "em breve espaço de tempo". Por essa razão, o juiz marcou o início das audiências, sem audição de qualquer testemunha, para finais de Setembro.

Julgamento Vale e Azevedo Benfica peculato PGR Londres
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)