Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Julgamento do Caso do Parque começa hoje

O julgamento do processo de pedofilia, denominado ‘Caso do Parque’, começa esta segunda-feira, no Tribunal da Boa-Hora. O caso envolve 11 arguidos, entre eles Pedro Inverno, ex-assessor da Câmara de Odivelas, e Pedro Maria Espírito Santo Bustorff, irmão da antiga ministra da Cultura.
7 de Novembro de 2005 às 09:51
Dos 11 arguidos apenas Pedro Inverno se encontra em prisão preventiva, há mais de um ano. O ex-assessor vai responder por 131 crimes de abuso sexual de crianças, 51 de actos homossexuais com adolescentes, um de abuso sexual de menores, quatro de detenção ilegal de arma e dois de peculato de uso (utilização indevida de viaturas da Câmara).
Outro dos arguidos, Pedro Maria Espírito Santo Bustorffvai responder por seis crimes de actos homossexuais com adolescentes.
Na lista de arguidos constam ainda os nomes do economista João Augusto da Silva Pires, António Manuel de Oliveira Nogueira, que vai responder por 12 crimes de actos homossexuais com adolescentes e um de lenocínio, Fernando dos Santos Couto, César João dos Santos, o médico-cirurgião Vítor Messing Ribeiro, Jon Christer Janssen, Augusto de Almeida Pipo, José Filipe Alves da Silva, e João Alberto Almeida Alves.
As alegadas vítimas são jovens que pertenciam as instituições da Casa Pia e outros a famílias com graves carências económicas, tendo os factos supostamente cometidos pelos arguidos ocorrido no Parque Eduardo VII, em Lisboa, facto que deu nome ao caso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)