Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Justiça investiga viagens à bola

Câmara na mira da PJ por ter levado simpatizantes do Portimonense aos jogos em Faro, o que pode configurar apoio ilegal ao futebol profissional.
31 de Março de 2011 às 00:30
Viagens foram efectuadas quando o Estádio Municipal de Portimão estava a ser alvo de obras
Viagens foram efectuadas quando o Estádio Municipal de Portimão estava a ser alvo de obras FOTO: direitos reservados

A Polícia Judiciária está a investigar a cedência de autocarros pela Câmara Municipal de Portimão para o transporte gratuito de adeptos do Portimonense aos jogos da equipa no Estádio Algarve. O inquérito foi ordenado pelo Ministério Público, por poder configurar uma violação dos impedimentos legais de apoios públicos ao futebol profissional.

O Estádio Municipal de Portimão, usado pelo Portimonense, esteve em obras durante quase toda a época, para adequação às características exigidas pelo futebol da primeira liga. Durante esse tempo, a ‘casa’ do Portimonense foi o Estádio Algarve. De acordo com números a que o CM teve acesso, relativos apenas a 2010, entre os dias 22 de Agosto e 5 de Dezembro, a autarquia transportou 1363 adeptos do Portimonense ao Estádio Algarve e de regresso a Portimão, com um custo de 1726,43 euros.

O transporte foi gratuito para os adeptos e isso foi impresso em bilhetes para os jogos. Em Novembro, a situação foi denunciada ao Tribunal de Contas e à Inspecção-Geral da Administração Local. Esta última comunicou a denúncia ao Ministério Público em Portimão, que mandou a PJ investigar.

O presidente da câmara, Manuel da Luz, pode estar indiciado pelo crime de peculato. Apoios públicos a clubes em competições profissionais são proibidos por lei fora de contratos-programa para desenvolvimento desportivo.

Fonte oficial da câmara disse ao CM que a "disponibilização de autocarros a colectividades e clubes é uma prática corrente" e que o transporte dos adeptos do Portimonense "nunca comprometeu as restantes acções do município". 

EStádio Algarve jogo futebol Portimonense ilegal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)