Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

“Justiça não castigou a raptora da minha filha”

Há oito anos que Andreia foi levada do hospital de Penafiel. Não se lembra da outra ‘mãe’.
Tânia Laranjo 23 de Fevereiro de 2015 às 17:36
Andreia, hoje com oito anos, vive feliz com a mãe num casebre numa pequena aldeia de Lousada
Andreia, hoje com oito anos, vive feliz com a mãe num casebre numa pequena aldeia de Lousada FOTO: CMTV

Tem oito anos e brinca no campo à volta do casebre, numa pequena aldeia de Lousada. Corre e ri como qualquer criança, aproveita os dias sem aulas para explorar a terra, correr com os cães, adormecer as bonecas. Perfeitamente integrada na família, não recorda sequer o tempo em que teve outra ‘mãe’, outra mulher que queria que fizesse parte da sua família.

Andreia tinha pouco mais de 24 horas de vida quando Alice Ferreira, que morava em Valongo, a roubou do hospital de Penafiel. Há poucos dias, fez precisamente oito anos, sete que foi resgatada e regressou a casa. "Fui raptada. Depois, a polícia trouxe-me", diz a menina, entre risos nervosos de quem não gosta de ser o centro das atenções.

"Não se fez justiça. A raptora foi condenada mas nunca pagou a indemnização [de 30 mil euros] a que tinha sido obrigada pelo tribunal. A verdade é que a Justiça não castigou a raptora da minha filha", lamenta Isaura Pinto, a mãe da criança. A família continua pobre. Já viveu com mais dificuldades, é certo, o resgate de Andreia trouxe algumas obras ao casebre onde vivem.

O senhorio ajudou-os, na casa deixou de chover e entrar o gélido vento de inverno. "Pelo menos para a Andreia esse dinheiro era importante. Era uma forma de a compensar", diz a mãe.

Alice Ferreira foi condenada a 4 anos e 8 meses de prisão. A pena foi suspensa, com a obrigação de a mulher indemnizar a família. A Justiça teve em conta que Alice sempre tratou Andreia com carinho. Tinha outros filhos, mas queria mais uma menina. Diz que não resistiu quando a viu deitada no quarto do hospital. Explicou que só queria dar melhores condições à bebé. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)